terça-feira, 30 de março de 2010

Programas de prevenção ( Evacuação em Massa)

Se não é possível evitar terremotos, devemos nos precaver, estocando água e mantimentos, fazendo treinamentos preventivos, verificando os refúgios de emergência mais próximos de casa ou do trabalho.
Dependendo da intensidade do tremor, casas, prédios e outras construções podem sofrer sérios danos estruturais.
Todo o aparato de segurança foi montado no estádio Monumental, em Santiago, após a tragédia que abalou o país nas últimas semanas. Num jogo de futebol, no estádio Monumental q ue tem capacidade para 47.300 pessoas. Na noite da última segunda-feira, exatamente no horário dos jogos (por volta das 23h) a cidade sentiu um tremor em consequência do terremoto de 6.7 na escala Richter que voltou a acontecer na cidade de Concepcion (300km ao sul). Durante a última semana, Santiago também sofreu com alguns apagões e chegou a ficar sem luz por mais de 30 minutos. Quinze minutos antes de cada jogo serão exibidos nos telões instruções de como o torcedor deve proceder em caso de alguma coisa mais grave. Também vamos ter 20 guardas com coletes laranjas e lanternas na mão para orientarem o público em caso de emergência ou falta de luz. O estádio tem três geradores próprios que serão ativados automaticamente em caso de queda de luz. Dessa maneira, o jogo continua sem problemas
ministério de Defesa do Japão ordenou patrulhas aéreas no litoral pacífico, que tem 3.000 km de extensão, para identificar terremotos enquanto o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama em mensagem transmitida em rede nacional – fez um apelo à população: “Não se aproximem da costa por nada neste mundo. Não devemos baixar a guarda.” E completou: “Nunca podemos nos sentir otimistas e pensar que estamos a salvo porque já chegou a primeira onda. Um terremoto é algo que é preciso temer.”
Os exercícios de evacuação e de determinação de logísticas estratégicas foram feitos em uma simulação na qual o epicentro do terremoto encontrava-se muito próximo da superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário