terça-feira, 30 de março de 2010

Ondas Sísmicas

São movimentos vibratórios das partículas das rochas que se transmite segundo a superfície concêntrica devido a libertação súbita de energia no foco sísmico. Existem dois tipos de ondas sísmica, sendo que umas são chamadas ondas de volume (de profundidade), que podem ser longitudinais ou primárias (P). e ondas transversais ou secundárias (S), e outras que se denominam ondas superficiais que podem ser ondas de Love e ondas de Rayleigh, sendo assim no total originan-se quatro tipos de ondas de ondas sísmicas.

As Primárias propagam- se através dos líquidos, sólidos , e dos gases e a sua propagação pode ser comparada a das ondas sonoras. A sua propagação produze-se por uma série de impulsoa alternados de compreensão e distensão através das rochas havendo, assim, variações do volume do material, destacam-se no sentido de propagação da onda (paralelamente).
As ondas Secundárias propagam-se nos sólidos mas não nos líquidos e o seu comportamento pode ser comparado ao das ondas luminosas. São mais lentas e chegam com atraso variável em relação as ondas primárias, provocam mudanças da forma matéria mais não no volume.

Sismógrafos

É um aparelho que registra as ondas sísmicas, ou seja, a intensidades dos terremotos, em sismologia. Detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas ou insistem em determinar principalmente se organizado em rede a posição exata do foco (hipocentro), dessas ondas e do ponto de sua chegada na superfície terrestre (Epicentro), para quantificar a energia desses terremotos expressos na escala Richter.
Um sismograma, em período de calma sísmica, apresenta o aspecto de uma linha reta com apenas algumas oscilações. Quando ocorre um sismo, os registros torna-se mais complexos e com oscilações bastante acentuadas, evidenciando a amplitude de diferentes ondas sísmicas
O primeiro sismógrafo conhecido é o “Sismocópio”, inventado na China por
Chang Heng em 132. Esse aparelho consistia numa boa de bronze sustentada por oito dragões que a seguravam com a boca. Quando ocorria um tremor de terra por menor que fosse, a boca do dragãse abria e a bola caía na boca de um dos 8 sapos que se encontravam em baixo, o apreho desse modo permitia detectar a direção de propagação do sismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário